7 Dicas infalíveis para perder peso

Postar um comentário

Se eu estiver falando para vocês que emagrecer é uma tarefa fácil, vou estar mentindo, porém não é uma coisa impossível. Qualquer um com esforço, dedicação e persistência pode conseguir alcançar o peso desejado, se fizer as coisas do modo certo.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que aqui quem vos fala é uma pessoa que estava muito acima do peso e perdeu 20k em dois anos. Abaixo vou colocar um foto de um antes e depois do meu corpo para que vocês mesmo comprovem por A mais B que o que eu estou dizendo é verdade.

7 dicas infalíveis para perder peso

Gostaria de deixar claro também que não estou incentivando qualquer leitor deste blog a fazer dietas malucas ou coisas que podem prejudicar a saúde. Antes de mais nada qualquer decisão que você faça é necessária a consulta a um especialista no assunto (médico ou nutricionista) pois nosso corpo pode reagir diferente dependendo do jeito que praticamos exercícios físicos ou nos alimentamos. O fato de eu fazer e funcionar bem pra mim, não quer dizer que você pode também fazer sem procurar ajuda médica antes. Recado dado então vamos para o que interessa!

1. Fuja da Sabotagem

images

Embora seja a menos, mas também não deixa de ser importante. Isso mesmo, a sabotagem é um obstáculo muito grande e você precisa evitar ao máximo isso se você quiser perder peso. O pior é que ela vem de familiares e amigos. Quem já pronunciou entre amigos que vai fazer uma dieta ou começar a fazer exercícios certamente já ouviu a frase: Ah! você não precisa pois já é magro. Ou então: Ah! Emagrecer para que?

Ou ainda: Nossa! Você já é linda assim mesmo. Nestes casos é inevitável que ficamos felizes com estas frases só que no fundo elas não são nada boas.

Porque? Se você começar a ouvir muito isso, irá facilmente entrar na zona de conforto, pois seu inconsciente vai absorver tudo isso e vai te mandar a mensagem que você realmente não precisa de exercícios, então toda vez que você for levantar do sofá para fazer uma caminhada ou até mesmo ir para as academias vai ter algo ali te segurando que você não sabe o que é, mas que agora você já sabe que é a (auto)sabotagem.

O mesmo ocorre com quem está acima do peso, mas ainda encontra-se “saudável” (vamos colocar saudável bem entre aspas, pois a obesidade já não é nada saudável) Quero dizer neste ponto que o indivíduo não tem problemas de saúde. Este vai se auto sabotar dizendo: Por que eu vou fazer exercício se não estou com nenhum problema de saúde? Mesmo fazendo mais de dois anos que não faz uma consulta médica.

Assim fechamos o primeiro item da nossa lista. Fuja da Auto Sabotagem e jamais fique bravo quando alguém te dizer: Nossa você precisa emagrecer, pois esta precisando! Esta é pessoa que precisas ouvir. E não seu pai, sua mãe, ou seu irmão, que sempre diz que pode comer mais um prato de comida que você não está gordo. Se tiver que evitar comentar para seus amigos ou familiares que está fazendo um dieta e exercícios, para fugir da sabotagem, faça isso, mas fuja dela.

2. Anote o que você come

ima-de-geladeira-com-caneta-para-anotacoesNo item 2 desta lista eu tenho pra você uma notícia boa e uma ruim. Sim, você precisa anotar o que você come para ter um resultado melhor, esta é a notícia ruim (que convenhamos não é tão ruim assim). Se você tem muita dificuldade para emagrecer e não vê resultados, o fato de anotar o que você come pode te dar uma boa mão na perda de peso.

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar isso em programas de TV’s ou revista de fofocas. Por isso que minhas dicas são infalíveis! :-). Anotar o que se come, que coisa absurda! Mas você já ouviu isso, em entrevistas de economia: (Anote todos os seus gastos, que certamente você terá um controle financeiro maior, e no final do mês vai até sobrar um pouquinho).

Então, com o controle do seu peso, isso também é válido. Se você anotar tudo que você come, vai saber quando estará exagerando demais e comendo muito. Agora vamos para a notícia boa, que você vai gostar de saber.

Já pensou, que trabalhão você teria para anotar cada coisa que você come, entrar no Google para pesquisar qual a quantidade de calorias daquilo que você comeu, para no final do dia você somar tudo e evitar que a soma total de calorias ultrapasse 1500?

Felizmente nós não precisamos fazer tudo isso, pois hoje existem milhares de aplicativos, que estão 24 horas por dia na palma de sua mão através de smartphones. E basta você digitar que comeu uma maçã e o aplicativo já vai trazer o total de calorias que tem uma maçã. Seu único trabalho é registrar o que você comeu no seu aplicativo. Alguns deles vão até além e dizem que horas você já ingeriu mais que o necessário de calorias diárias com base no seu peso, altura e idade e te avisam que é hora de parar.

Quando eu estava em processo de perda de peso, eu usei durante muito tempo um aplicativo chamado Noom Coach que me ajudou muito a perder 20 quilos. Porém não recomendo para quem não sabe inglês pois o aplicativo era todo em inglês. Talvez no momento que eu escrevo este post, já tenham traduzido o aplicativo para o nosso idioma.

Mas não se preocupe quanto a isso, pois a PlayStore possui inúmeros aplicativos que auxiliam na perda de peso, e tenho certeza que o amigo leitor vai se identificar com algum deles.

Não deixem de anotar. Acreditem em mim! Isso dá resultado!

3. Exercícios - Comece bem devagar

Tudo bem, você pode emagrecer sem fazer exercícios. Mas porque não juntar o útil ao agradável? Só um conselho que dou pra quem esta começando, não queira fazer 1h de exercícios no primeiro dia que decidir se exercitar.exercícios-low-carb-12

Começa com algo pouco, uns quinze minutinhos de caminhada. Crie hábito. Escolha um local como um parque, onde outras pessoas também fazem, e procure socializar e fazer novos amigos. A ideia é tornar a prática prazerosa para que você sinta vontade de estar naquele lugar, no próximo dia e no mesmo horário. Você precisa ter uma impressão que você vai lá se divertir, e se pegar muito pesado consigo mesmo, a impressão que vai ter é que vai para um lugar de sofrimento.

Não tenha pressa. Dê a seu corpo o tempo necessário, para que ele se acostume com o ritmo. Assim que estiver mais tranquilo aumente gradativamente: Dê 15 minutos passe para 20, depois 25 e assim por diante. Ou então, vá acelerando um pouco mais a caminhada, quando for se acostumando. Se estiver sentindo dores, é sinal que o seu corpo está reclamando diminua o ritmo se for o caso.

4. Tenha paciência

Como já mencionei anteriormente, foram mais de dois anos com muita disciplina e persistência para eu conseguir perder os 20 quilos. Então tenha em mente que resultados milagrosos você não vai conseguir. Primeiro é necessário criar o hábito, depois ir observando os resultados aos poucos. Coloque a ansiedade de lado, esqueça um pouco a balança e foque no seu objetivo para que ele aconteça a longo prazo.

5. Cuidados com corte de alimentos.

Um dos erros de quem quer emagrecer é ir cortando tudo de uma hora pra outra. Isso é errado, pois acaba desmotivando a dieta. Cortar totalmente o que gostamos de comer e tentar trocar pelo que não gostamos é um processo doloroso e são poucos que conseguem manter isso por muito tempo.

Então se você gosta de pizza, chocolate, bolos, e outras delicinhas, saiba que você não precisa cortar totalmente. Porém nem preciso mencionar aqui, que você não vai comer tais tipos de comidas todos os dias. Comece a usufruir destas comidas como se fosse uma recompensa. Por exemplo depois de duas ou três semanas comendo corretamente (Arroz, feijão, salada, Peixe grelhado) coma uma pizza com amigos, ou chocolate ou algo que você goste, com moderação.

É bem melhor fazer isso do que ficar um ano sem comer o que você gosta, e quando tiver uma recaída sair devorando tudo o que vê pela mesa comprometendo a sua dieta. Se reeducando com a alimentação você criará bons hábitos mais facilmente, que vai fazer com que você tenha bons resultados no controle do seu peso.

6. Abuse dos alimentos que te ajudam a emagrecer

Alimentos que ajudam a emagrecerGeralmente quem sempre anda acima do peso e não consegue emagrecer, tem costume de não consumir alimentos sem rótulos: Frutas, verduras, legumes.

Em horário de café, substituir o pão por uma banana ou uma maçã por exemplo é uma ótima ideia, ou ainda, no café da tarde, ao invés de tomar um café com leite (caso você já tenha tomado no café da manhã) tomar uma xícara de chá (exemplo: Capim Cidreira, chá de hortelã, camomila ou qual você mais gostar)

7. Distribua o que você come ao longo do dia

Como falei logo acima, os aplicativos de dieta alimentar geralmente te dão as suas necessidades diárias de calorias com base na sua idade, peso e altura. Para melhor explicar esta parte vou exemplificar:

Supondo que o seu aplicativo te passou que suas necessidades diárias de calorias são 2000 e você costuma fazer 4 refeições ao dia. Então neste caso seria interessante consumir umas 600 calorias no café da manhã (já que muitos especialistas afirmam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia), 500 no almoço, 500 no café da tarde, e 400 na janta (menos na janta pois como está próximo de dormir, vai ser mais difícil de eliminá-las).

A ideia é manter o número de calorias (somadas ao longo do dia) o mais próximo possível das 2000. Se você conseguir fazer isso as chances de você reduzir o seu peso são muito altas. Portanto considere esta dica como a mais importante desta lista.

É isso ai galera, estas foram as dicas que deram certo pra mim e que fez com que eu emagrecesse 20 quilos. Lembrando que se você souber de mais alguma coisa que não está nesta lista, e quiser compartilhar com a comunidade, deixe nos comentários logo abaixo.

Eu sou o Joninha e recentemente eu assisti: Ganhei o Processo! Juiz condena Felipe Neto e Luccas no Processo eles fizeram contra mim!

Veja Também

:

Siga-nos por email