Quero viver feliz para sempre
Se você é daquelas pessoas que sonha em encontrar a sua princesa da Disney (ou príncipe encantado se for uma leitora) casar hoje em dia já não vale mais a pena. Isso porque a média da duração do casamento, no momento em quem escrevo este post é de apenas 13 anos.
Então, segundo estatísticas, casar e viver para sempre até que a morte os separe, hoje em dia é um luxo pra poucos. E acredite, não vai ser o seu caso.
Os divórcios estão mais acelerados do que nunca e a tendência daqui para a frente é só piorar. No ano de 2020 os dados nos indicam que para cada 2 casamentos existiu 1 divórcio. E olha que estes dados já estão bem defasados.
Sou jovem quero construir uma familia
Neste caso, quando o divórcio acontecer, no meu pensamento a partilha de bens em 50/50 é bem justa. Além disso, provavelmente os filhos vão estar com idade de aproximadamente 10 anos quando o divórcio acontecer e já deu o tempo um pouco hábil para que seus filhos tenham uma figura paterna no seu desenvolvimento e o restante pode ser com a tal guarda compartilhada. (Provavelmente a situação mais segura de se casar hoje em dia). Neste caso se acontecer um divórcio, ninguém sairá perdendo quando falamos de bens materiais ou financeiros.
Sou divorciado (a) e quero casar de novo
Aí você pode indagar (Mas é so casar com separação de bens). É muito bom te lembrar, que as leis brasileiras dá um grande amparo a mulher e quase nada para o homem. Então, se certo dia ela, acordar de mau humor e resolver que quer ficar com sua casa que você gentilmente cedeu para a união de vocês, ela pode entrar com uma medida protetiva contra você e te expulsar da sua própria casa (se você, tiver filhos com ela, diga adeus a sua morada). Além disso é sempre bom lembrar, que uma acusação de mulher não tem presunção de inocência. Ou seja, se ela fizer uma falsa acusação, é você que vai ter que provar que não fez nada. Você pode até reverter a situação, mas vai gastar um bom dinheiro com advogados. Aí fica a pergunta: Vale a pena a dor de cabeça? Não seria melhor evitar tudo isso?
Já para as mulheres, apesar da situação ser mais segura, existe sim os homens que são golpistas (golpistas existem dos dois lados). Embora parceiros interesseiros, tenham nos dois lados eles são predominantemente do sexo feminino. Mas se você já é mulher de meia idade cujo primeiro casamento não deu certo, precisa sim, também; tomar cuidado principalmente se você conseguiu se relacionar com um parceiro mais jovem. Geralmente se relacionar com um parceiro (a) 10, 15, 20 anos mais jovem significa que este relacionamento advém de interesses financeiros. Ou você acha mesmo que aquele novinho(a) está interessado na sua pessoa e não no seus bens? Contra outra. O golpe está aí, cai quem quer.
Fiquei pra Titio e agora surgiu a oportunidade.
Você está perto dos seus quarenta anos, nunca casou, já está bem estável financeiramente, tem sua casa, seus investimentos, sua casa, sua vida está tranquila, mas está louco querendo arrumar sarna para se coçar. Ok, primeira coisa que você tem que pensar é o seguinte: Se ninguém me quis quando eu era jovem, por qual motivo estão me querendo agora? Você vai chegar a resposta rapidinho.
Aqui a gente entra no mesmo caso do divorciado. É muito risco pra pouca aventura. Você vai se abdicar da sua paz e tranquilidade por uma coisa que você consegue sem precisar se casar? Fica a pergunta.
Eu diria que é menos arriscado, namorar um mulher da sua idade, que ja tenha os filhos dela criado (pois não vão mais te dar dor de cabeça, assim esperamos). Só que o problema do namoro é que vai chegar um momento que ela vai começar a te cobrar para levar o relacionamento para algo mais sério. Então antes mesmo de começar o namoro é importante que você tenha ciência disso. Deixar claro suas reais intenções já no início do relacionamento, também pode te ajudar a evitar dores de cabeça.
Sou pobre, não tenho bens nenhum, divorciado, ou solteiro
Bom agora se você é pobre, não tem bens nenhum, é divorciado ou solteiro. Este é um cenário onde vale mais a pena se casar. Afinal você não tem com o que se preocupar. O irônico disso é que as pessoas que estão nesta situação dificilmente vão ler este post.
Porém outra coisa a se observar, nesta situção já é muito dificil arrumar um casamento (embora não seja impossível). Geralmente as mulheres procuram em um homem estabilidade, e se você está nesta situação vai ser um pouco difícil achar uma parceira.
Já para as mulheres é mais fácil, pois a maioria dos homens não quer nem saber da situação financeira da mulher e sim nas que agradam os seus olhos.
Se vale ou não vale, vai depender de cada um; da situação financeira, da idade, do parceiro(a) e alguns outros fatores que somente o indivíduo pode avaliar.
Mas o texto te dá uma clareza e uma ideia de como responder a um questionamento como este.
Espero que tenham gostado do post, para compartilhar sua experiência com seu casamento use a seção de comentário logo abaixo e confira também os conselhos de outras pessoas que passaram por aqui e deram a sua contribuição.
: